A desmistificação
Veremos algumas razões para contratar um corretor de imóveis no momento de comprar, vender ou alugar um imóvel. É certo que a maioria esmagadora das pessoas já deve ter se perguntado o motivo de tal serviço ser realmente importante. Teoricamente, qualquer pessoa pode negociar o seu imóvel sozinho. Assim sendo, por qual razão deveria pagar alguém para fazê-lo? Seria mais lucrativo trabalhar o imóvel por conta própria e, desta forma, economizar a comissão “gorda e poupuda” que seria paga ao corretor de imóveis. Todavia, as coisas podem não correr tão bem e a contratação de um profissional habilitado e devidamente credenciado pode ser a coisa mais acertada que você já fez na vida. Pode acreditar!
Procurar por imóveis no mercado é sempre algo bastante complicado, pois entrar em um carro e sair a esmo atrás de placas fixadas nas fachadas pode ser uma tarefa ingrata e cansativa. É claro que solicitar os serviços de um profissional é sempre o mais indicado em qualquer área, mas algumas pessoas, por total desconhecimento sobre o assunto, preferem economizar e tentar por si só. Para tanto, existem imensos “facilitadores” para aqueles que querem seguir o caminho da suposta economia e dispensar o corretor de imóveis para sua transação imobiliária. Entre os tais “facilitadores” estão os anúncios através da internet e jornais, a realização de contato por e-mail ou telefone e, aparentemente, já fazer uma negociação prévia parece realmente ser uma ótima opção para se “poupar” algum dinheiro.
Contudo, será que é de fato a escolha mais correta, segura e lucrativa?
A segurança
Negociar o imóvel de forma solitária pode transformar o seu maior sonho em seu pior pesadelo, pois tal atitude poderá colocar em causa a sua segurança e de toda sua família. Abrir as portas de sua casa e expor sua intimidade é, com certeza, uma coisa muito perigosa, visto que, sobretudo nos dias de hoje, existem pessoas de grande má-fé que poderão valer-se disso para aplicar um golpe, quer seja de imediato ou mesmo após algum planejamento propiciado pelo conhecimento que o suposto "interessado na negociação” adquiriu com seu consentimento, por meio de uma inocente “visita de negócios”. Há muitos compradores verdadeiramente interessados, porém também existem pessoas em busca da melhor oportunidade para ganhar a vida de forma fácil, desonesta e criminosa.
Pessoas inexperientes podem não conseguir avaliar e diferenciar um cliente verdadeiro e sério de um reles mentiroso. Cuidado!
Ao contratar um corretor de imóveis, toda a transação será realizada através dele, alguém que responderá juridicamente por todos os atos que pratica no exercício de sua atividade laboral. Existirão casos em que os clientes, vendedores e compradores, locadores e locatários, só irão se conhecer na fase final do negócio ou mesmo nunca se encontrarão, resguardando, assim, a identificação das partes envolvidas, bem como a segurança de suas famílias.
A falta de habilidade na negociação
Ainda que o dono do imóvel seja uma pessoa bem capacitada, instruída e saiba conduzir uma negociação na perfeição, poderá, ainda assim, não saber avaliar o imóvel pelo valor correto de mercado, pois não é o profissional indicado e capacitado para fazê-lo. Em situações assim, poderá inviabilizar a transação por pedir um valor demasiadamente alto ou, ainda pior, transacionar o bem por um valor inferior ao de mercado, causando uma perda financeira terrível ao seu próprio patrimônio.
Os profissionais da corretagem de imóveis possuem os olhos e os demais sentidos muito aguçados, sabendo reconhecer as qualidades e características de um imóvel, traduzindo-as em números reais frente ao mercado imobiliário. Equacionar o valor de venda de um imóvel ao que o mercado busca, propiciando uma rápida absorção deste produto é um dos grandes segredos para que uma negociação seja equilibrada, otimizada em seu tempo e justa para todas as partes envolvidas.
O corretor de imóveis possui um leque abrangente de experiências profissionais e sabe, como ninguém, diferenciar uma proposta séria e real de uma mera especulação, seja a qual título for. No tocante às visitas nos imóveis, objetos das pretensas negociações, este profissional faz disso um meio para alcançar o objetivo final, que é realizar o negócio, satisfazer as necessidades das partes envolvidas e, aí, finalmente, ser remunerado por seu trabalho. Em contrapartida o particular, na tentativa de transacionar seu imóvel, pode perder manhãs, tardes ou dias inteiros de trabalho apenas mostrando o produto a pessoas que sequer estão munidas de recursos para realizar o negócio.
Em suma, a negociação é realmente um dos pontos a ser fortemente considerados no momento de contratar um corretor de imóveis.
O conhecimento nos trâmites legais
O corretor de imóveis é o profissional mais indicado e capacitado quando o assunto for comprar, vender ou alugar um imóvel, já que detém conhecimento do “caminho das pedras”, para que tudo aconteça da forma mais rápida e segura para todas as partes.
Quando necessitar de um corretor de imóveis, é de fundamental importância verificar se o profissional em questão está inscrito no órgão regulamentador da profissão, nesse caso, o CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), e se a identificação está regularizada junto ao mesmo órgão. Em caso de eventuais dúvidas quanto à regularidade do profissional, entre em contato diretamente com o CRECI de sua região antes de realizar a contratação.